SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

A quarta semana da Páscoa, entre o terceiro e o quarto domingo, do dia 22 ao dia 29 de Abril, é dedicada à oração pelas vocações.
A vocação corresponde ao chamamento que Deus dirige a cada um de nós, homem e mulher cristão, para sermos seus discipulos e caminharmos na santidade. Nesse processo de santidade cada um é convidado a perceber qual o seu lugar na construção da comunidade cristã: como padre, como religioso ou religiosa, como leigo consagrado, como familia cristã.

Se nesta semana olhamos para todas as vocações, olhamos de modo especial para as vocações consagradas, e pedimos ao Senhor da Messe que envie muitos trabalhadores para o campo da Igreja que é o mundo. Pedimos padres santos que ponham a mesa da Eucaristia e sejam sinais do perdão; pedimos missionários que levem aos outros a presença do Ressuscitado humanizando o mundo onde são enviados; pedimos religiosos que sejam sinal do Reino de Deus que vai crescendo no silêncio; pedimos leigos consagrados que, no silêncio das suas vidas, transformem a realidade com a força do Evangelho.
Para vivermos melhor esta semana, o Secretariado Diocesano das Vocações faz um apelo a toda a diocese que faça uma cadeia de oração continua desde o dia 22 até ao dia 29, conforme desafio dirido aos padres da diocese e conforme escala enviada.
Na cidade de Coimbra, essa cadeia será do dia 25 para o dia 26 de Abril. Começará no dia 25, às 21h30, com a Vigília de oração presidida pelo nosso bispo, na igreja de São José e terminará com a celebração da Eucaristia no dia seguinte às 19h00, também presidida pelo nosso Bispo.
O cuidado das vocações é o cuidado da vida cristã e da presença de Deus em cada um de nós. Não é tarefa só de alguns, particularmente de padres e freiras. É cuidado de todos, para que todos se possam descobrir chamados a ser construtores do Reino de Deusn entre nós. Que esta semana possa conceder à nossa diocese muitas e santas vocações.

Sem comentários:

Enviar um comentário